Você já se perguntou se está trabalhando na direção certa?
Se o seu ofício atual faz parte de um plano maior, ou se você realmente está feliz com o que faz?
Se isso te gerou alguma dúvida, vou te explicar porque deve encontrar o seu propósito e como conseguirá direcionar a sua vida.
Atualmente no mundo do trabalho essa pergunta vem ganhando muita força porque entende-se que, para que haja mais envolvimento com uma função é necessário que ela esteja alinhado a um motivo maior, a um desejo de realização da atividade.
Aqui vou te apresentar 4 chaves que irão te ajudar a descobrir o seu propósito
O propósito de vida é das questões muito debatidas em todo o mundo hoje, todos querem saber o que foram predestinados a fazer. Na verdade o propósito se encontra na interseção entre as suas habilidades, o que você ama fazer e o que o mundo precisa.
Algumas pessoas conseguem desde cedo esse reconhecimento, enquanto outras passam uma vida inteira sem encontrar, a verdade é que o propósito é o significado que você da a sua vida.
Muitas vezes existe uma confusão entre o que é Missão e Propósito de vida.
Missão é o que você faz e,
Propósito é porque você faz.
O porquê é a base de qualquer função, entender o motivo que te leva a uma ação é muito importante, porque quando você entende a razão pela qual está fazendo determinado trabalho o seu envolvimento e a sua energia e entrega são muito maiores.
O ser humano tem a necessidade de entender por que desempenha determinada função.
Certa vez em uma visita à NASA, Jhon Kennedy conheceu um faxineiro, e perguntou:
“O que o senhor faz aqui”? O faxineiro respondeu:
“Senhor presidente, estou ajudando a colocar um homem na Lua”.
Pensando na resposta do faxineiro, ficou claro que ele estava totalmente alinhado com o propósito da empresa, e aí você pergunta o que faz pessoas se engajarem com tanta energia em projetos, sejam eles, pessoais, familiares, profissionais, mesmo que não sejam donos, é quando eles sabem que fazem parte de algo maior.
O propósito em latim carrega o significado “aquilo que coloco adiante”, que estou buscando.
“Uma vida com propósito é aquela que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e as quais claramente deixo de fazer o que não faço”
– Porque fazemos o que fazemos?
Mário Sérgio Cortella.
Ele aborda, a ideia de que o propósito está marcada pelo conceito de realização, e a palavra realizar significa tornar real, mostrar a mim mesmo o que sou a partir daquilo que eu faço, isso significa a minha consciência.
Hoje, muitas pessoas se recusam a trabalhar em atividades que sejam danosos à vida coletiva, a dinâmica mudou, não é mais só um emprego onde as pessoas fazem o que mandam, é preciso saber para que serve o que está fazendo, as pessoas não querem ser apenas um inocente inútil, desejam que a sua atividade seja consciente. Elas precisam ser inseridas num contexto, querem dar a sua colaboração desde de que tenha a oportunidade de mostrar a sua voz.
A ideia de uma vida com propósito retoma a um princípio do pensador alemão, karl Marx que é a recusa a alienação.
O conceito de alienação elaborado pelo filósofo alemão a HEGEL se refere a
“Tudo aquilo que eu produzo, mas não compreendo a razão. Eu sou apenas uma ferramenta para que as coisas aconteçam, mas não decido sobre o destino das minhas ações”.
O autor ainda retrata que o trabalho alienado traz uma série de desconfortos nas pessoas.
Os colaboradores, funcionários, querem ter clareza, querem saber porque fazem o que fazem, isso dá mais sentido a vida deles, eles precisam ser inseridos na idéia ampla da empresa, devem entender a essência do trabalho que desempenham.
Quem não tem propósito, vive pelo dinheiro, vive pelo lucro pela receita eu pelo emprego e o que ele proporciona, mas posso garantir que essas pessoas não têm o mesmo vigor e alegria daquelas que tem um propósito definido, ou captam o propósito da empresa.
Pessoas que vivem apenas pelo dinheiro tem linha ténue de disposição.
E assim você passa uma vida inteira dentro de uma rotina que não te faz bem.
Se a escolha de uma faculdade ou um trabalho não está alinhado com seu propósito, você passa uma vida inteira ou anos da sua vida indo para a tortura, chega um determinado momento da vida quando a maturidade vem, inevitavelmente você começa a se questionar se a vida é só isso mesmo. Nesse momento você começa a buscar algo que te dê prazer no seu dia a dia, não que tudo sejam flores, em muitos momentos é preciso fazer o que é necessário mesmo que não goste, mas isso não pode ser 100% do seu dia a dia profissional.
Quando você tem propósito, você tem mais vontade de viver a vida, mais motivação e mais amor.
Buckminster Fuller um dos maiores inventores e filósofos da nossa época, citado no livro Os segredos da mente milionária, T. harv eker, disse:
No livro diz:
Quando você tem a clareza do seu papel e tem a consciência dele você consegue ser muito mais assertivo em suas decisões. Tem um momento na vida que desejamos encontrar no nosso trabalho, algo que ultrapasse o mero ganho salarial, e quando você pode já iniciar a sua vida profissional com todo esse mapa pronto, de unicidade entre suas habilidades, o que ama fazer e o que pode oferecer, o seu potencial de crescimento é muito maior. então se está faltando ânimo, disposição, garra, vontade, se esta faltando envolvimento com seu trabalho, certamente ele não esta alinhado com o seu propósito de vida e por esse motivo te aconselho:
Busque por ele certamente dará um novo sentido a sua vida.
Agora vamos as chaves de como te ajudar a encontrar o seu propósito.
- Se você não tivesse limitações de tempo e dinheiro o que você faria?
- O que faz seu coração bater mais forte, que se sente muito feliz fazendo? O que você faz que o tempo passa e você não vê?
- No que as pessoas estão sempre te pedindo ajuda ?
- O que você gostava muito de brincar entre as idades de 7 a 14 anos?
Tente casar todas essas informações e comece a refletir sobre isso.
Então essas são algumas perguntas que podem começar a te ajudar a encontrar o seu propósito..
Propósito é tudo aquilo que te motiva para ação, por isso te aconselho, de algumas pausas, faça coisas diferente, busque novidades, dessa forma pode ficar mais fácil despertar.
Agora não fique preocupado de achar um propósito de hoje para amanhã, não é assim que acontece, esse deve ser um trabalho leve e vem a partir do autoconhecimento, perceba o que te agrada e o que desagrada, tome consciência disso e se questione sempre!
Também não fique preocupado de buscar algo que seja para vida inteira,
nada é para sempre!
E se não der certo esse propósito que definiu, começa de novo, faça uma nova busca. O sol nasce todos os dias e você pode recomeçar quantas vezes achar necessário, encontre a sua âncora, que sejam seus filhos, seus pais, as pessoas a quem quer se doar, mas ache essa âncora e segure ela bem forte, te garanto que ela não vai deixar você desistir e vai te levar muito mais longe.
Quero te deixar com uma frase do influente pensador Peter Drucker:
“ A melhor e talvez a única maneira de prever o futuro é criá-lo”
Continue sua busca pois o mundo precisa de habilidades especiais que só você tem.
Se já encontrou o seu propósito, conta aqui nos comentários se usou alguma técnica especial, ou de que forma definiu ele para você.
Lembre-se a sua história pode ajudar outras pessoas a dar mais sentido a vida delas.
Agora se você quer uma análise melhor sobre o seu propósito de vida, vá em nossas ferramentas e baixe um ebook poderoso que vai te proporcionar ainda mais clareza sobre o seu propósito.
Um grande beijo
Karine Taraschi